Ad Code

O Conceito do Conforto na Sobrevivência

dicas de como sobreviver na selva

Olá, Alfas! Seguindo o conceito básico de um cenário de sobrevivência em que você está perdido em uma mata esperando para ser resgatado, o quão importante é ter o mínimo de conforto nessa situação?

Recentemente, passei por uma experiência controlada de sobrevivência, na qual tivemos que passar dez dias basicamente com a roupa do corpo e apenas quatro itens de sobrevivência, que foram usados diariamente para a manutenção de tudo o que precisávamos naquela experiência: abrigo, comida, água e fogo (isso só para falar os mais importantes).

Foi-me passado o conceito do Triângulo da Sobrevivência, que visa ensinar a importância dos três elementos básicos para a sobrevivência em um cenário de 72 horas: abrigo, água e fogo.

E por que o Triângulo da Sobrevivência é tão importante assim? Porque ele visa estabelecer o mínimo de conforto possível para um indivíduo em um cenário de sobrevivência. E é sobre o conforto térmico que estamos falando. Isso mesmo! A hipotermia é um dos principais causadores de emergências médicas e até das mortes em atividade outdoor controladas. Agora, imagine em uma situação de sobrevivência?

O Oportunismo e a Sobrevivência

Em seu conceito, o triângulo de sobrevivência visa te manter vivo regulando a sua temperatura corporal, buscando te aquecer manter protegido das intempéries do tempo. O Triângulo da Sobrevivência foi formulado com base nas estatísticas de resgate de no máximo de 72 horas, e caso esse tempo de resgate se prolongue, você terá que adicionar elementos a sua rotina de sobrevivência, como a alimentação.

dicas de sobrevivência

No período de 72 horas, é necessário estar com o Triângulo de Sobrevivência bem estabelecido, com fonte próxima de água, com uma fogueira como fonte de calor e um abrigo, para te proteger da chuva e do Sol. Todos esses recursos requerem uma manutenção diária. Quando adicionamos mais um elemento a essa equação, como no caso da alimentação, ele também precisará de manutenção diária. Para tal, é preciso continuar buscando novas fontes de alimentos , seja, caçando, pescando ou coletando, e é aí que entra outro conceito: a “integração com a natureza”. O significado de tal expressão consiste em estar atento a tudo o que possa ser encontrado na natureza e que possa ser usado como vantagem para a sua sobrevivência. É como o próprio Toniolo diz: “é estar atento a tudo o que a natureza está te dando”.

Essa “integração” é fundamental para a manutenção da vida em um cenário de sobrevivência, pois se trata de ser oportunista, aproveitando os recursos úteis que são apresentados e no momento em que são apresentados.

Mantenha uma Rotina

Ter uma rotina é muito importante para a manutenção da sua sobrevivência. Após a “integração” com o ambiente onde está e de estabelecer o “triângulo da sobrevivência”, é fundamental criar uma rotina de manutenção dos recursos e exploração em busca de novos. Isso é fundamental, pois alguns bens podem se esgotar e você deverá ter outras opções em vista para suprir suas necessidades.

Além de importante para a manutenção e aquisição de recursos, a rotina mantém você mentalmente ativo e focado no que precisa ser feito, além de te deixar (na medida do possível) psicologicamente sadio.

Outro fator importante que entra nesse ciclo de rotina de sobrevivência é o repouso. Isso mesmo! Descansar também faz parte desse ciclo, e é muito importante economizar energias em um cenário onde você precisa sobreviver estando sem previsão certa de um resgate. Cada energia do seu corpo economizada são horas a mais de vida que você tem.

“Não corra se você pode ir andando, não ande se você pode ficar parado.”

Existem muitas variantes que podem interferir na tomada de decisão sobre quais recursos são válidos ou não na hora de gastarmos energia para obtê-los e, por isso, essa é uma questão muito complicada para opinar aqui. Tudo vai depender dos benefícios que tais recursos irão te proporcionar, então cabe a cada um tomar essa decisão. É importante lembrar que a moeda paga em uma situação de sobrevivência é o seu tempo e sua energia, e cabe a você saber como gastá-los.

dicas de sobrevivência

Por ser uma pessoa muito ativa, sempre tive problemas em gerenciar tempo e, por consequência, energia. Esse foi o conceito que apliquei na minha rotina e que tem me ajudado muito: “Não corra se você pode ir andando e não ande se você pode ficar parado”. Este é um conceito aplicável em vários cenários da nossa vida, inclusive na sobrevivência, e é uma forma inteligente de saber como gastar o seu tempo e sua energia. Então, nada de sair correndo pela mata pulando cachoeiras, viu?!

Embora nenhum cenário de sobrevivência seja agradável (e com certeza não é!), é importante você estar consciente sobre esses pontos fundamentais: integração com a natureza ao seu redor, estabelecer do triângulo da sobrevivência, manutenção dos seus recursos, estabelecer uma rotina de sobrevivência e gerenciar o seu tempo e suas energias. Fazendo isso, aumentarão ainda mais as chances de você sair com vida desse tipo de cenário.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code