Ad Code

A Importância do Preparo Prévio na Sobrevivência

SOBREVIVENCIALISMO

Olá, Alfas! No artigo de hoje vamos analisar dois pontos muito importantes do preparo prévio para situações de sobrevivência: o treinamento e a simulação.


Quando se trata de sobrevivência, o conhecimento teórico é muito importante e valioso, porém, por mais que este conhecimento venha de pessoas experientes no assunto, nada se compara a ter as experiências na prática, ou seja, sair do campo do estudo e começar a praticar. De nada adianta ter todo o conhecimento sobre o assunto e não saber dominá-lo na prática. Quando se fala de cenários onde a vida corre perigo, é fundamental que se tenha capacidade de aplicar técnicas de sobrevivência em diferentes tipos de situação, que podem variar de acordo com as condições meteorológicas, saúde, local e companhia. Assim sendo, o treinamento e as simulações de sobrevivência trarão uma noção mais perto da realidade, em uma situação de crise.


A importância da preparação prévia


Muitos dos que entram para o sobrevivencialismo sabem e reconhecem a importância de estar preparado para uma gama de cenários (realistas) que possam deixar sua vida em risco. Porém, só saber e reconhecer não adianta, e é nesse ponto que entram o treinamento e as simulações. Elas permitem que você teste suas habilidades, ganhe confiança e tome decisões informadas sob pressão. E como diz o ditado: “a prática leva a perfeição”, e esta afirmação chega à beira da realidade no quesito sobrevivência.


Uma maneira que eu diria ser muito eficaz de preparo prévio, é participar de cursos de sobrevivência ou similares, e até mesmo de acampamento selvagem no estilo treinamento. Esses tipos de evento irão te oferecer uma oportunidade de imersão para aprender com especialistas que possuem experiências reais nesses tipos de cenário. Construção de abrigo, obtenção de fogo através de técnicas primitivas, purificação de água e até mesmo como se comportar em ambientes selvagens. Tudo isso ocorre em um ambiente controlado, recebendo orientações diretas dos instrutores.

CURSOS DE SOBREVIVENCIA E O SOBREVIVENCIALISMO

Além dos cursos e acampamentos de treino, você pode criar seus próprios cenários de sobrevivência para simulação. Essas simulações podem ser simples ou complexas. Isso dependerá do cenário que criar, se vão de sobreviver apenas usando seu estoque de comida, do racionamento de suprimentos, até de uma simulação de evasão. Além dessas, existem outros tipos de simulações, que irão te dar uma noção do que funciona, do que não funciona e do que pode melhorar, além de poder testar suas habilidades. Tudo isso ajuda a fixar e aprimorar o que foi aprendido nos cursos.


A aquisição de equipamentos é um ponto tentador para muitos, além de fazer parte do preparo prévio, existe um “tesão” a mais, que é, para muitos, inexplicável. Ter equipamentos voltados para sobrevivência é muito importante para um sobrevivencialista. Ter ferramentas que irão te ajudar em uma situação de emergência pode ser um fator decisivo entre a vida e a morte, porém, mais importante que ter ferramentas é saber e ter prática em usá-las. Equipamentos como: facas, pederneiras, serras, e até mesmo seu abrigo como barraca ou rede, requerem bastante conhecimento e prática de montagem e/ou manuseio. A partir do momento em que você começa a dominar esses equipamentos, mais confiante você fica em relação a sua sobrevivência.


Avalie e reflita


Durante os treinamentos e principalmente as simulações, é importante que avalie suas ações Questione-se sobre o que pode dar errado neste processo, pois o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos, e você não está isento disso. Manter uma mentalidade correta nesta questão pode salvar sua vida. Saber lidar com imprevistos que podem acontecer faz parte de uma linha de avaliações e simulações prévias e, principalmente, de não manter uma mentalidade arrogante e uma postura de “sabe tudo” nesse tipo de cenário.

FUGA E EVASÃO E O SOBREVIVENCIALISMO

Bem, nem preciso falar que os treinamentos e simulações devem ser realizados em ambientes controlados, com segurança acima de tudo. Isso envolve o uso de equipamentos de segurança e principalmente o respeito ao meio ambiente. É isso mesmo! A natureza pode te dar uma “coça” se você não se comportar direito, ok?


O preparo prévio exerce um papel fundamental em todas as áreas de nossa vida, e na sobrevivência não é diferente. Esse processo começa desde o momento em que você faz uma pesquisa, lê uma matéria ou vê um vídeo no YouTube sobre o assunto, e evolui quando passa a praticá-lo por meio de treinamentos, aquisições de equipamentos e simulações. E é nessa imersão que podemos avaliar o que pode dar ou não errado e corrigir para mudar os resultados na medida do possível. E lembre-se: “o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos”, e ninguém está isento disso, até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code