Ad Code

Os Limites Morais da Sobrevivência

sobrevivência

Quando falamos de sobrevivência existe um leque de possibilidades de ultrapassarmos os limites morais e éticos que regem a sociedade atual em que vivemos. Isso por que as leis de sobrevivência falam mais alto do que qualquer outra lei existente, e é por isso que estamos dispostos até de matar quando a nossa vida e a vida das pessoas que amamos estão em risco.

Por mais pacifico que seja uma pessoa, ela não esta livre de impulsos de violência, isso por que assim como em outros animais, a violência faz parte do ser humano, e demonstramos isso de diferentes formas, como em um comportamento agressivo no trânsito, uma briga de bar, discursões agressivas, agressões físicas e verbais e até mesmo assassinato. E o por quê? Por que a violência faz parte do instinto humano.

Porém a vida em sociedade exigiu que reprimíssemos esse instinto assim como fizemos com nossos instintos sexuais para se adequa aos padrões éticos da sociedade, mas esse instinto ainda esta dentro de nós e é acionado por diferentes gatilhos, seja por estresse, raiva ou instinto de sobrevivência.

Quando estamos em uma situação de alto estresse essa “trava moral” desaparece, independente do grau de controle mental que o indivíduo tenha. E nesse momento a razão dá lugar ao instinto, e é por isso que em momentos de raiva agimos, falamos e fazemos coisas que normalmente não faríamos.

Porém, caso ocorra um colapso social, onde as leis, regras e suporte que a sociedade moderna nos dá, caiam, e você tenha prover por conta própria o sustento e a segurança sua e de sua família, até onde você estaria disposto a ir? O que estaria disposto a fazer?

Você será um gafanhoto

No meio do sobrevivencialismo existe um termo chamado de “Gafanhoto” que serve para identificar pessoas que em vez de se prepararem para um SHTF estocando suprimentos como: comida, água, medicamentos, combustíveis, equipamentos, entrem outros recursos, se preparam para saquear pessoas ou lugares onde existam tais suprimentos.

Por outro lado, por mais que seu estoque de suprimentos seja grande, porém ele não será eterno e um dia irá acabar, e é por isso que a manutenção do seu estoque é necessária, onde você terá que utilizar métodos de racionamento e de reposição desses suprimentos como caça, pesca, coleta de alimentos como frutas, legumes, verduras e pancs, e até mesmo saquear locais onde tenha tais suprimentos industrializados ou não. E dependendo da situação e da duração do SHTF que esteja você se verá forçado saquear outras pessoas para prover o sustento para sua família, e é nesse momento que a nossa consciência ética entra no caos da razão e do instinto.

sobrevivencia gafanhoto

Provavelmente você deve estar se imaginando nesse momento em um cenário como este, onde você terá que roubar a comida de outras pessoas para prover o sustento mínimo para sua família, e se perguntando se realmente teria coragem de cometer tal ato. Eu afirmo para você, sim, você teria coragem, não como a primeira opção, longe disso, mas sim como um ato desesperado de subsistência onde você precisa sobreviver e acima de tudo, se você for um pai ou mãe, de prover o alimento para os seus filhos.

Esse é o ponto onde a razão dá lugar ao instinto e é onde ativamos o nosso modo de sobrevivência. Por mais que usamos a ética como um norte para as nossas ações, em tempos de crise onde a necessidade e a sobrevivência, fala mais alto, somos capazes de cometer atos que nunca nos imaginamos cometendo.

Somos todos predadores

Da mesma forma que somos capazes de fazer qualquer coisa para garantir a nossa sobrevivência e a de nossa família, existe milhares de outros pais e mães também dispostos a fazer qualquer coisa para garantir o sustento de suas famílias. E são pessoas iguais a eu e você tentando sobreviver a qualquer custo em um momento de caos onde as regras e leis da sociedade não se aplicam mais, e é ai que mora o perigo.

predadores humanos

Em um mundo em crise somos todos predadores cruéis, vivendo um dia de cada vez, sem planejamentos ou expectativas apenas aproveitando as oportunidades para suprir as necessidades de segurança e sobrevivência.

Temos que aproveitar as oportunidades e ao mesmo tempo não dar oportunidades para os aproveitadores. Eu sei, parece meio confuso mais não é. Como um velho ditado diz “um dia da caça, outro do caçador”, você só precisa assegurar que seja sempre o seu dia, seja você sendo a caça ou você sendo o caçador, simples assim.

Para você garantir a segurança e a sobrevivência da sua família, você vai ter que estar disposto a ultrapassar certos limites morais e até mesmo agir com violência em alguns casos, principalmente em momentos que você tenha que defender a sua família e seus recursos de saqueadores, e é ai que fica a pergunta, o que você estaria disposto a fazer para defender a sua família?

A lei do mais forte

Assim como na natureza a lei do mais forte é o que rege a sociedade comum, e não falo apenas de força física, atributos como inteligência, coragem, persistência, resiliência, a capacidade de aprender com os erros e sempre estar pronto para agir, pois são pontos que separam o sucesso do fracasso, e da mesma forma é em um cenário de crise extrema onde não temos mais a sociedade e nem suas leis para reger nossos atos.

E quem tem todos esses atributos e esta pronto para agir em prol da sua segurança de seus familiares mesmo que precise usar a força se necessário sempre se manterá no topo da cadeia alimentar ou bem perto dela.

a lei do mais forte

Quando nos encontramos em situações onde lutar é a única saída para conquistar ou defender o que é seu, você terá que tomar decisões e ações que vão de encontro a tudo que aprendeu e defendeu durante a vida, como por exemplo, ter que saquear e tirar o sustento de uma família na mesma situação que a sua, ou ter que tira a vida de outra pessoa que ameace a sua vida ou da sua família.

Por mais cruel que seja essa é a lei do mais forte, e essa lei esta presente em qualquer lugar que você olhe na natureza, seja nas árvores que sobem em busca da luz do sol e que muitas vezes mata outras plantas que estão abaixo tirando sua fonte de luz, estão presente também nos animais sejam presas ou predadores, aqueles que consegue correr mais rápido do que a sua presa ou do que o seu predador. E nós, apesar de animais racionais também fazemos parte da natureza e também compartilhamos do mesmo instinto de sobrevivência, e é esse instinto de sobrevivência que nos mantiveram vivos dês da era primitiva até os dias de hoje.

Mantenha-se vivo

Em regra geral o nosso instinto de sobrevivência esta ligado diretamente a autopreservação como indivíduos, e pode se estender à nossa família como um instinto de proteção, muito comum entre animais que defendem suas crias colocando muitas vezes a sua vida em risco em prol da segurança dos filhotes. O que faz esse instinto de proteção se sobrepor ao instinto de sobrevivência que é a autopreservação.

Sempre existe alguém que estamos dispostos a lutar e proteger, seja pais, filhos, cônjuge, irmãos, amigos ou algum outro parente, sempre existe alguém que o nosso instinto de proteção aponta como o nosso dever de proteger, e isso é fato.

sobrevivência maentenha-se vivo

E é por isso que sempre devemos estar preparados para agir, não só para uma eventual queda da sociedade que conhecemos, apesar de ser o cenário favorito que a maioria dos sobrevivencialistas gostaria de vivenciar, porém pouco provável de acontecer. Devemos sim estar preparados e preparar a nossa família para saberem como agir em situações de emergência, como um assalto, sequestro, desastres naturais e até mesmo um ataque terrorista, pois são situações reais e mais prováveis que você vivencie durante a sua vida do que uma queda do sistema ou o fim da sociedade como conhecemos.

Então mantenha-se vivo e sempre preparado para o que der e vier, tenha um plano familiar de sobrevivência com estoque de suprimento e um bom plano de evasão. E sempre espere pelo melhor preparado para o pior e siga enfrente pensando mais além.

Aproveitando, vou deixar esse vídeo abaixo, pois acho que irá se encaixar muto bem com o assunto deste post. Confira!



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code