Ad Code

Segurança Residencial por Camadas

cão de guarda - infoalfa sa

Todos os dias somos bombardeados por notícias de violência, isso mesmo, muitos casos de furtos, roubos, sequestros, assassinatos e estupros são noticiados todos os dias pela mídia, o que faz muitos afirmarem que vivemos em dias de insegurança e que não podemos baixar a guarda um instante sequer.

E de certo modo, eles têm razão! Sim, vivemos em uma era em que a violência impera nas ruas e temos que estar atentos a todo instante, mantendo o perfil baixo e em alerta máximo quando estamos fora de nossas residências, porém, e dentro de nossas casas, será que estamos seguros?

Precisamos estar atentos com a segurança de nossas casas da mesma forma que estamos quando estamos fora dela. Mas, pode ficar tranquilo, isso não quer dizer que você precisa ficar paranóico, isolado dentro de casa, sentado em uma cadeira com uma arma na mão, e com tábuas pregadas nas janelas, não! Longe disso!

Existem alguns passos que podem ser dados para tornar a sua residência mais segura mesmo que você não entenda muita coisa sobre segurança domiciliar. Isso mesmo, existe um conceito chamado “Segurança domiciliar por camadas”, que segue o princípio de dificultar e até mesmo impedir que um invasor entre na sua casa, e é sobre isso que vamos falar a partir de agora.

Entendendo o Conceito

O princípio que rege a segurança residencial por camadas não é só proteger os seus bens materiais mas principalmente é sobre proteger a sua vida e a de seus familiares que moram com você, isso mesmo, a intenção é impedir que cheguem até vocês ou pelo mesmo dificultar ao máximo que isso aconteça. E esse conceito de segurança segue as seguintes camada como base:

Muros - Os muros são o que separa sua residência de ruas, estradas, avenidas e vizinhos, ou seja outras casas. Essa é a primeira camada de proteção que sua casa tem e na minha opinião é a principal, pois é avaliando ela que um invasor na maioria das vezes toma a decisão de invadir a sua casa. O que eu quero dizer com isso, é que se essa camada de proteção for fácil de ser vencida quer dizer que o invasor não teria dificuldades para entrar em sua residência, uma vez que ele já esteja dentro do seu quintal.

caco de vidro no muro - infoalfa sa

Existe algumas formas de dificultar o acesso e/ou intimidar o invasor, como instalando câmeras de segurança, cercas cortantes e perfurantes no alto dos muros, ou até mesmo cercas elétricas e a principal delas é ter muros altos cercando o seu quintal, quanto mais for dificultoso passar por essa primeira camada melhor, um criminoso sempre opta pela presa fácil, e se você torna o “trabalho” dele difícil ele vai pensar duas vezes antes de investir contra a sua residência.

No caso de um condomínio residêncial já existe uma estrutura de segurança dada pelos condomínios o que já facilita na questão de segurança da primeira camada, nas áreas rurais como sítios e fazendas onde as divisas são separadas por cercas pode ser adotado algumas dessas medidas em volta do rancho ou da sede de tais propriedades.

Quintal - O seu quintal é a segunda camada de proteção que separa você do invasor e pode ser preparado para dificultar a invasão, como instalando portões que separam a garagem do resto do quintal, tendo um cão de guarda, que por sinal é um ótimo alarme contra invasão e você pode também instalar câmeras de segurança não só na entrada de sua residência como também dentro dela.

alarme de segurança residencial - infoalfa sa

Casa - A sua casa é a terceira camada de segurança, e é ela precisa estar bem segura e fortificada, pois é nela que estará você e sua família, e existem algumas formas de se fortificar a sua casa, como usando portas de ferro ou de madeira maciça que sejam duras e pesadas, e que estejam bem chumbadas na paredes, o mesmo vale para as janelas dos cômodos, e você também pode instalar grades nas janelas para impedir o acesso por elas. Alarmes de segurança instalados nas portas e janelas fazem a diferença pois o invasor não quer ter dificuldade e muito menos ser descoberto na sua empreitada.

Você também pode preparar um cômodo de sua casa para ser um local seguro com portas e janelas reforçadas que servirá como a última barreira entre você e o invasor, nos próximos artigos eu irei falar mais sobre esse tipo de cômodo seguro, também chamado de quarto do pânico.

moro de grade casa desprotegida - infoalfa sa

Tenha o mesmo olhar de um invasor

Nem todas essas soluções ditas aqui irão servir para você e outras não serão necessárias, tudo vai depender de cada cenário, porém, o mais importante é identificar os pontos vulneráveis na sua casa, trancas, muros, portão, portas e janelas, e para isso você deve adotar o mesmo olhar que uma pessoa com más intenções olharia para a sua casa, ou seja, você deve ver a sua casa do ponto de vista de um invasor, e analisar como você faria para invadir a sua própria residência, seja bem detalhista e realista nesse ponto, assim você estará sempre um passo à frente do seu inimigo, pense nisso! Espero ter ajudado até mais!

Vou deixar este vídeo abaixo para você assistir, provavelmente se você está a procura de segurança residencial assuntos como "Segurança Digital" também deve ser de seu interesse", confira!


 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code