Ad Code

Primeiros passos para o Sobrevivencialismo


Desemprego, greves dos caminhoneiros, violência urbana, doença e morte, como estar preparado para tais coisas os dias de hoje? Atualmente existe um conceito chamado de prepper sobrevivencialista onde pessoas comuns se mantem preparadas para diversas crises como essas que acabei de dizer. No artigo de hoje eu vou mostrar os primeiros passos para quem quer se tornar um Sobrevivencialista para se tornar uma pessoa mais resiliente para as adversidades do mundo.

Como vocês sabem há sete anos eu venho produzindo conteúdo sobre sobrevivencialismo, tanto para o meu canal no Youtube como para o meu blog, promovendo debates sobre o assunto, dando dicas e tutoriais, ou seja, tudo que pertence ao tema eu já falei um pouco ou pretendo ainda falar.

Nos dias de hoje, diferente de há sete anos, o tema sobrevivencialismo tem um maior alcance por ter se popularizado devido aos grandes produtores de conteúdo do nicho como Julio Lobo do canal Sobrevivencialismo e o Márcio Andrade (Batata) do canal Guia do Sobrevivente que fazem um ótimo trabalho divulgando e ensinando o conceito Prepper aqui no Brasil, e até mesmo levando o assunto para as mídias convencionais como rádio e TV. E devido a essa grande exposição, o sobrevivencialismo tem ganhado muitos adeptos assim também como novos produtores de conteúdos do tema o que ainda dá mais força ao crescimento do nicho.

Com essa grande procura, resolvi falar sobre alguns pontos importantes que todos aqueles que querem aplicar o conceito Prepper em suas vidas, ou seja, se tornar um sobrevivencialista, precisam saber antes e começar. Então vamos lá!

Como surgiu o movimento Prepper

O movimento Prepper moderno surgiu há quase 100 anos, isso mesmo, ele surgiu por volta dos anos 30 e teve origem nos Estados Unidos e no Reino Unido por vários motivos como política governamentais, ameaças de guerra nuclear, crenças religiosas, obras literárias que alertavam sobre um possível colapso social ou econômico, apocalíptico e até mesmo pós-apocalíptico. Até mesmo os programas de defesa civil da época criaram abrigos públicos contra bombas atômicas, incentivavam a construção de abrigos pessoais contra precipitação radioativa e até mesmo o treinamento para crianças.

Com o passar do tempo, o movimento veio ganhando força e se modificando para se adaptar as regiões e tecnologias da época até chagar como o conhecemos hoje, ressaltando que o termo sobrevivencialista ou survivalist (em inglês) só começou a ser usado na década de 1980.

Atualmente o Sobrevivencialismo é um movimento social de pessoas individuais ou de grupos que se preparam para emergências, que podem ser desastres naturais, desordem social, econômica ou politica, que visam estar antecipar possíveis cenários de curto, médio ou longo prazo, em escalas, que podem ser:

  • Pessoal, como doenças ou desemprego;
  • Local, como a interrupção de serviços públicos e greves;
  • Nacional, como o aumento dos preço do produtos e a troca de liderança política;
  • Internacional, como as guerras e pandemias;

Porém, atualmente existe várias forma de ser um sobrevivencialista, e isso vai depender de para oque você esta se preparando, pois nós temos os nossos próprios cenários de crise pessoais, e é visando esse ponto que você deve começar a se preparar.


O primeiro Passo

Num contexto geral, a maioria dos que se aventuram em um proposito sobrevivencialista ou foi por que passaram por uma situação de crise que não esperavam ou que observaram o movimento do sistema e percebeu que as coisas não estavam indo bem, nesses dois casos o conceito sobrevivencialista de sempre estar preparado para uma futura crise cai muito bem.

Existe um nível básico de preparação que eu diria ser o ponto de “start” no sobrevivencialismo, que é a estoque de alimento, para muitos, inclusive para mim esse foi o primeiro passo na preparação que é a meta de se ter no mínimo três meses de alimentos para você e sua família, e reparem que eu estou falando apenas de estoque de alimentos e não estoque de suprimento que abrangeria uma preparação mais ampla, como: gás de cozinha, remédios, itens de higiene pessoais, ferramentas, kit médico, entre outros suprimentos. Nesse caso já seria uma preparação mais aprimorada e não se encaixaria no primeiro passo.


Um bom estoque de suprimentos alimentícios que dure de três a seis meses é um ótimo primeiro passo para quem esta entrando nesse mundo, no meu ver, um estoque de alimentos é um bom seguro desemprego e um ótimo investimento para o futuro, pois o arroz que você comprar hoje para estocar, daqui a três anos estará custando o dobro do valor no mercado.

Cuidar do básico, para que ele seja bem feito e não falte é o primeiro passo para quase tudo na vida e na preparação não seria diferente, cuidar para que não falte o que comer para você e sua família é o principal e mais urgente ponto que precisa de atenção, feito isso você esta pronto para se aprofundar mais na preparação, nada de dar um passo maior que a perna, sempre um passo de cada vez.

Identifique suas necessidades e adapte-se!

Todos nós vivemos vidas diferentes, com hábitos e rotinas pessoais que nos diferem das outras pessoas, por mais coisas em comum que tenhamos, não somos iguais a ninguém, e no sobrevivencialismo não é diferente, por mais que o foco é a preparação cada um tem suas prioridades, necessidades, realidades e cenários que influenciam na decisão de como se preparar, e por esse motivo que ser um sobrevivencialista não é uma coisa que você deve se espelhar nas realidades de outros, mais sim na sua e de sua família.

Esse é um passo complicado, que requer uma grande avaliação da sua rotina e dos seus hábitos que provavelmente precisaram de ajustes para se encaixar no atual conceito sobrevivencialista que se dispôs a seguir. Nesse ponto que você verá a necessidade de aprimorar os seus estoques adicionando outros tipos de suprimentos que julga de grande prioridade como remédios e ferramentas, por exemplo, o que precisará de um pouco mais de logística e investimentos financeiros.

Essa é a fase da famosa expressão “E se...”, é onde começamos a ver possíveis cenários de crise ou da necessidade de ter algum item específico para uma possível necessidade específica que possa ocorrer dentro da preparação, e se não tomar cuidado com esse “E se...” poderá perder muito tempo e dinheiro no que não te ajudará. Então, identifique suas “reais” necessidades e adapte-se.

E para essa adaptação você terá que levar em consideração o seu real cenário e necessidade, ou seja, você terá que fazer uma análise sobre a sua realidade atual, e nesse ponto, é importante ser realista e honesto quanto a isto. E isso é o ponto chave da preparação, um autoconhecimento honesto e realista da sua atual situação, e para isso você terá que analisar os seguintes pontos:

  • Sua condição financeira atual;
  • O tamanho da sua família;
  • Local onde você mora;
  • O que pode acontecer de errado;

Faça uma lista de tudo o que pode acontecer e que possa te afetar direta ou indiretamente de forma significativa, mas sejam realistas (sem viajar na maionese), levem em consideração os seguintes cenários que eu vou pontuar agora e que são os mais comuns e que a maioria dos preparadores nos dias de hoje não estão.


Desemprego

Essa é sem dúvida a crise pessoal mais comum e que a maioria dos preparadores não estão preparados, pelo simples fato de não terem uma segunda fonte de renda para base a sua preparação. Procure uma forma de ter uma segunda ou mais fontes de renda que te salve em tempos difíceis. Investir em uma educação financeira também ajuda muito, pense nisso.

Doenças

Ter uma boa saúde é fundamental e isso é obvio não preciso nem falar, porém o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos e podemos ter a nossa saúde afetada por vários fatores internos e externos, e por isso que devemos estar preparados para tais eventualidades, tomando os cuidados necessários de higiene e hábitos saudáveis de alimentação e de exercícios físico, tendo uma reserva de dinheiro que custeie possíveis emergências e um plano de saúde e tendo que te auxilie caso você ou alguém de sua família precise.

Greves dos caminhoneiros

Recentemente em 2018 passamos por uma greve dos caminhoneiros que parou o Brasil e ficamos algumas semana sem o abastecimento de suprimentos importantes para a manutenção da vida, isso mesmo esse é um setor que é responsável por toda a distribuição de insumos dentro do país, como comida, combustível, eletrônicos, entre ostros suprimentos importantes que a sociedade moderna é dependente, e é por isso que coloquei ele na minha lista de crises mais pode nos afetar.

Violência urbana

Vivemos em um mundo violento e temos que nos adaptar a isso, pois ruins podem acontecer a qualquer momento você estando na rua ou não, como assaltos, roubo, furto, arrastão, violência gratuita pelos mais variados motivos, e existem algumas medidas de segurança que você pode tomar que poderão minimizar as chances de que você sofra com tais violências, mas isso eu conto em outro vídeo.

Morte

Parece mórbido mais é um ponto interessante para ser analisado. Já parou para pensar como sua família ficaria caso você morresse? Como arcariam com as despesas do funeral? E financeiramente, caso você seja o principal e único provedor da casa, como sua família ficaria nessa situação? E se fosse ao contrário, se morresse alguém da sua família, você teria condições de arcar com uma despesa de emergência como essa? Por mais mórbido que seja pensar nisso, esse é um cenário que não dá para fugir, um dia vai acontecer com você e vai precisar estar preparado para isso. Atualmente existem bons planos funerários baratos que você pode por em sua lista de preparação, assim como um seguro de vida e uma reserva financeira que possa ajudar em uma emergência como essas que eu citei.

Tenha os pés no chão!

Um dos maiores erros que quem esta começando no sobrevivencialismo é querer se espelhar em cenários de filmes, séries e programas de TVs, ao montar a sua preparação sem analisar a sua real necessidade, realidade financeira e o cenário que se encontra, e isso pode te levar em uma direção de gastos financeiros e de tempo desnecessário e que vão mais atrapalhar do que ajudar na sua preparação, então foque no básico e no mais provável cenário de crise que possa acontecer para A SUA realidade, pense nisso.

E você, já é um sobrevivencialismo ou pretende se tornar um? Fala para mim aqui nos comentários. Separei este vídeo abaixo para você, nele você vai conhecer as 5 habilidades mais úteis dentro do sobrevivencialismo.



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code