Ad Code

ESAON - A solução para quase todos os seus problemas


Você já ouviu falar da técnica ESAON? Em momentos de crise e incerteza, essa sigla pode fazer toda a diferença. Descubra como cada passo pode ajudar a lidar com o estresse, manter o foco e tomar decisões assertivas no nosso novo artigo. E a pergunta que fica é: como essa técnica pode ser aplicada no seu dia a dia para superar desafios e alcançar objetivos?

Em momentos de incerteza, estresse e desorientação, é fácil perder o foco e se sentir perdido. Pode ser que você esteja em uma situação de crise pessoal, profissional ou até mesmo enfrentando um cenário de emergência ou sobrevivência. Nestes momentos, é fundamental ter um plano e técnicas eficazes para tomar decisões assertivas e agir de forma segura e consciente. É aqui que entra a técnica ESAON.

ESAON é uma sigla que representa um conjunto de técnicas de sobrevivência que podem ser aplicadas em diversas situações. A sigla é composta pelas seguintes palavras: Estacione, Sente-se, Alimente-se, Oriente-se e Navegue. Cada uma dessas palavras representa uma ação específica que deve ser tomada em ordem para ajudá-lo a manter o foco, tomar decisões de forma consciente e superar momentos difíceis.

Estacione: Pare e respire

A primeira etapa do ESAON é "Estacione". Isso significa que você deve parar tudo o que está fazendo e respirar profundamente. Isso é importante porque, em momentos de estresse e ansiedade, é fácil perder o foco e agir de forma impulsiva. Ao parar e respirar fundo, você pode acalmar seus pensamentos e emoções e começar a pensar com mais clareza.

Sente-se: Relaxe e reflita

Depois de parar e respirar, é hora de "Sente-se". Isso significa que você deve encontrar um lugar seguro e até mesmo confortável para sentar e refletir por alguns minutos. Isso ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, permitindo que você pense com mais clareza e tome decisões de forma mais claras possíveis. Quando estamos em movimento ou sob pressão, é fácil perder a perspectiva e se sentir desorientado. Sentar e relaxar ajuda a recuperar a concentração e a energia.


Alimente-se: Mantenha seu corpo saudável

A próxima etapa do ESAON é "Alimente-se". Isso significa que você deve comer algo e se hidratar, mesmo que seja uma pequena quantidade. Desta forma você irá se desligar do problema que esta passando e a alimentação lhe trará uma nova energia o que é fundamental para manter sua mente mais e focada, pois saciando a fome e a sede você poderá pensar com mais clareza, o que pode afetar direta e positivamente nossa capacidade de tomar decisões assertivas e conscientes.

Oriente-se: Analise as opções

Depois de cuidar do seu corpo, é hora de "Oriente-se". Isso significa que você deve olhar em volta e tentar entender onde você está e para onde precisa ir. Se o problema for de estar perdido, procure pontos de referência, mapas, GPS ou qualquer outra coisa que possa ajudá-lo a se localizar. Caso o seu problema não envolva estar perdido, essa é a hora de analisar e pesar as opções e suas consequências e optar por uma delas, a vida é feita de decisões e analisar as opções é fundamental para tomar decisões mais seguras.

Navegue: Siga em frente

Finalmente, é hora de "Navegar". Isso significa que você deve seguir em frente, com um plano claro e uma direção bem definida. Quando estamos em momentos de crise ou incerteza, pode parecer tentador ficar parado ou hesitar, mas isso só nos mantém presos na mesma situação. É importante lembrar que nem sempre o plano inicial será perfeito e que é necessário fazer ajustes ao longo do caminho.

A navegação envolve a ação. É o momento de colocar em prática tudo o que foi planejado e seguir em frente. É importante ter em mente que nem tudo sairá exatamente como planejado, mas isso não significa que você deva desistir. Pode ser necessário fazer ajustes, adaptar-se às mudanças e encontrar novas soluções.


A técnica ESAON é uma valiosa ferramenta para lidar com momentos de crise, incerteza e pressão, não apenas em situações de sobrevivência, mas também no dia a dia. Cada passo da sigla é importante para ajudar a lidar com o estresse, manter o foco e tomar decisões com mais clareza, o que pode fazer toda a diferença em alcançar objetivos e superar adversidades.

Seguir em direção a um objetivo pode ser mais fácil quando se tem pequenos checkpoints, ou seja, pequenas etapas para seguir. Ter consciência de como agir para lidar com um problema pode ajudar a alcançar objetivos com mais eficiência e sem se perder em meio às adversidades. A técnica ESAON pode ser uma ferramenta valiosa para a tomada de decisões assertivas em momentos de crise e também no cotidiano.

E aí, já conhecia esta técnica? Já aplicou ela em alguma situação de sua vida? Conta para mim aqui nos comentários. Estou deixando este vídeo abaixo para você saber o 7 erros mais cometidos em cenários de sobrevivência, confere lá.



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code