Ad Code

7 Passos para a Autossuficiência dentro do Sobrevivencialismo


Já imaginou viver sem depender dos recursos externos? A autossuficiência é a chave para alcançar a independência e ter uma vida mais livre do controle e dependência de instituições. Desde de produzir e cultivar seu próprio alimento, produzir energia elétrica e trabalhos manuais como construir sua própria casa e produzir sua própria roupa, esses são apenas alguns dos aspectos importantes para se tornar autossuficiente. Quer saber como se tornar autossuficiente e depender cada vez menos do sistema? Leia até o final!

A autossuficiência é uma jornada em direção à independência e estabilidade, permitindo que uma pessoa como eu e você sejam capazes de fornece os recursos necessários para sua própria subsistência. Isso mesmo, ser autossuficiente é uma filosofia de vida que busca maximizar a capacidade de se cuidar e suprir as próprias necessidades, sem depender de fontes externas. Neste artigo, eu vou falar sobre os 7 ponto importantes da autossuficiência e vou explicar como cada um destes pontos são importante na construção de uma vida autossuficiente e como cada um pode ser trabalhado e melhorado.

Como já foi dito autossuficiência é a habilidade de fornecer a si mesmo os recursos necessários para garantir sua subsistência. Porém, no atual sistema de coisas ao qual vivemos é quase impossível viver 100% autossuficientes, e isso é fato, pois existem recurso, insumos e serviços aos quais dependemos de indústria e de profissionais para obtê-las, como é o caso de hospitais, remédios e equipamentos, por exemplo. Eu separei os 7 aspectos que eu acho mais importantes e cruciais e que podem ser trabalhados para que você seja mais autossuficiente.

Alimentação: A alimentação é uma parte mais importantes e fundamental da autossuficiência. A produção de sua própria comida através do cultivo de hortas, pesca e criação de animais para abate, por si só já garantem uma fonte constante de alimentos. E sem falar que cultivar sua própria comida também pode ajudar a economiza dinheiro e a controlar melhor sua saúde, já que você estará consumindo alimentos mais fresco e não industrializados.

Saúde: Um outro ponto importante e controverso da autossuficiência é a saúde. Importante por que para sermos autossuficiente temos que ter saúde, e controverso por que esse é um ponto onde não podemos ser 100% independentes, pois existem remédios e tratamentos que só podemos ter acesso por meios de hospitais e farmácias, e é por isso que é muito importante cuidar tanto da saúde física quanto da saúde mental com hábitos saudáveis. Isso inclui praticar exercícios regularmente, seguir uma dieta saudável, dormir o suficiente e gerenciar o estresse de maneira efetiva. Além disso, é importante ter conhecimento básico de primeiros socorros para poder lidar com situações de emergência e ter conhecimento sobre tratamentos com ervas medicinais para manter a saúde em dia sem precisar recorrer a profissionais ou medicamentos.


Segurança financeira:
Este é outro ponto importante da autossuficiência, pois é fundamental ter uma reserva financeira que possa ser usada em caso de emergência. Isso inclui poupar dinheiro, investir em aplicações financeiras estáveis e ter 2 ou mais fontes de renda. 

Ter uma reserva de dinheiro é importante para poder lidar com eventuais crises que só o dinheiro pode resolver, como problemas graves de saúde, acidentes graves inesperados, desastres naturais e até mesmo morte essas são coisas que o dinheiro resolve muito bem.

Produção de energia: Este é um ponto que permite que você não dependa de fontes externas e tenha um controle mais completo sobre o seu consumo de energia.

Para produzir sua própria energia, existem várias opções disponíveis, incluindo painéis solares, turbinas eólicas e sistemas de micro geração. Este é um assunto muito discutido nos grupos de sobrevivencialismo e tem muito material bom em textos e vídeos pela internet, é só dá uma pesquisada que você encontra muitas opções legais.


Habilidades manuais:
Aprender e ter habilidades e conhecimentos para resolver os mais diversos problemas do dia a dia é uma parte importante da autossuficiência, pois permitem que você faça reparos e melhorias em sua casa, construa móveis, produza e faça reparos em suas roupas entre outras coisas, ou seja ser capaz de resolver problemas cotidianos. 

Algumas das habilidades manuais mais populares incluem carpintaria, marcenaria, mecânica, costura, pintura,  construção e encanamento, esta são habilidades manuais que irão ser úteis para resolver problemas mais comuns do dia a dia.

Comunidade: Comunidades são uma parte fundamental da busca pela autossuficiência. Fazer parte de uma comunidade de pessoas que compartilham os mesmos objetivos pode ser uma fonte valiosa de suporte e informações. As pessoas podem compartilhar conhecimentos, recursos e habilidades, e por isso que ter uma comunidade pode oferecer uma rede de apoio durante as dificuldades. Ter amigos e vizinhos dispostos a ajudar em caso de emergência é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Porém, é importante procurar comunidades que compartilhem os mesmos valores e objetivos que você.

Planejamento e preparação: Esta com certeza é uma parte importante da autossuficiência, pois ajuda a garantir que você esteja preparado para lidar com situações de emergência e desastres naturais. Isso inclui fazer reservas de alimentos, água e suprimentos médicos, bem como ter planos de fuga e comunicação em caso de emergência. Além disso, é importante preparar sua casa para possíveis ameaças, como fortalecer as portas e janelas e instalar sistemas de alarmes e proteção contra incêndios e invasão. Enfim, o planejamento e a preparação são fundamentais para a autossuficiência, pois ajuda a preparar-se para os desafios inesperados da vida e garantir seu bem-estar e segurança.


Por mais que seja um jornada árdua e até mesmo quase impossível ser independente em todos os aspectos nos dias de hoje, a autossuficiência é uma filosofia de vida importante que pode ser desenvolvida por todos, independentemente do estilo de vida ou da situação financeira. É uma combinação de diversos aspectos que devem ser cuidadosamente considerados e cultivados. Porém, você não precisar ser autossuficiente em todos os aspectos, comece aos poucos e sempre visando as suas necessidades. 

É possível alcançar uma vida mais equilibrada, independente e segura, preparada para qualquer desafio que possa surgir no futuro, mais para isso o primeiro passo é o planejamento e a preparação, pense nisso.

Como sabemos a autossuficiência é um dos pilares do sobrevivencialismo e por isso eu vou indicar este vídeo para você que estão a procura de estar mais preparado para o caminho que o mundo está tomando.



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code