Ad Code

6 Dicas de como se preparar para um acampamento selvagem


Já pensou como se preparar para um acampamento selvagem e quais cuidados você dever ter ao estar praticando tal estilo de acampamento? Neste artigo irei dar 6 dicas importantes que irão te ajudar a esta mais preparado para este tipos de aventuras e evitar que acidentes graves ocorram.

A prática do bushcraft tem atraído muitos adeptos nos últimos anos, toda a filosofia de estar junto a natureza tem fascinado a todos que procuram e experimentam essa pratica assim como do acampamento selvagem, porém existem uma série de cuidados que devemos observar ao ir para um ambiente selvagem. E para isso e reuni seis dicas importantes para você ter uma noção do que fazer nos seus primeiros acampamentos evitando acidentes que podem estragar a sua aventura como as dos demais, além de evitar uma fatalidade e assim fazendo você não virar exemplo do que não fazer em um acampamento. Vamos lá.

Escolha bem o local onde vai acampar

A primeira dica e mais obvia é em relação a escolha do local onde você vai montar a seu abrigo, verifique se não há trilha de formigas cortadeiras que podem fazer um estrago na sua barraca e mochila, veja também se não há galhos podres que possam cair a qualquer momento das arvores próximas ou em cima de onde você esta acampamento, outro ponto importante verifique se existe alguma arvore que possa também cair por estarem podres ou sob ataque de cupins, e este dois pontos são muito importantes, pois são os famosos fazedoras de viúvas.


Limpe bem o local onde irá acampar

No que se refere à limpeza da área onde irá acampar, principalmente onde vai montar o seu abrigo, você precisa dar a devida atenção, pois folhas secas, cascas de arvores, troncos, galhos e pedras são esconderijo de muitos animais e insetos peçonhentos, e não dar atenção à limpeza aumentam as chances de um encontro desagradável com esses seres. Então para evitar esse tipo de acidente limpe o local onde fixar o seu abrigo antes mesmo de montá-lo.

Fique de olho no tempo 

Mesmo que tenha acompanhado a previsão do tempo durante os dias que antecederam o acampamento e que tenha certeza de que o tempo ficará firme durante a sua aventura, não abaixe a guarda o tempo pode virar a qualquer momento mesmo que a previsão tenha dito o contrário. Tenha certeza de que o seu abrigo esteja montado corretamente para que possa aguentar uma tempestade e se você sentir que o tempo não vai melhorar considere encerrar o acampamento caso não se sinta confortável.

Roupas adequadas para o ambiente

Esse é um ponto onde muitos pecam, a escolha da roupa que você esta usando em tais atividades, já presenciei muitos irem para a mata fechada e ficarem de bermuda e chinelo andando no mato, quem já acampou em mata fechada sabe o quanto os mosquitos são insuportáveis em tais locais, sem falar de urtigas, aranhas, formigas entre outros insetos que podem te picar ou te causar algum tipo reação alérgica. Outro ponto interessante é escolher a roupa certa para o clima certo, já vi muitos “candangos” passando perrengue no frio por que apostou no minimalismo e não levou roupa adequada para o clima.


Mantenha seus equipamentos atualizados

Nesse pondo vamos falar de um modo geral sobre os equipamentos dando foco aos kits. Isso mesmo mantenha seus kits sempre atualizados e em ordem, seja ele qual for, principalmente os principais como: kit fogo, kit médico, kit cozinha, iluminação, comunicação e baterias extras. Mantenha-os sempre atualizados e verificados para não te deixar na mão quando precisar, eu, por exemplo, já fiquei três dias de acampamento sem lanterna por que não verifiquei as pilhas quando arrumei a mochila. Suas lâminas também entram nesse tópico sendo elas uns dos principais equipamentos dentro de um acampamento, elas devem receber a atenção necessária, e guardada de forma correta para não causarem nenhum tipo de acidente.

Mantenha o local seguro

Quando falamos de segurança de “campo” existem várias soluções para diferentes problemas, tais como evitar a presença de animais peçonhentos nos acampamentos, ou predadores de médio e grande porte, sem falar nos famosos “ladrões de comidas” os saguis, que invadem cozinhas de campo e barracas atrás de um lanchinho. Tais ameaças podem ser facilmente controladas mantendo o local do acampamento limpo, barracas e redes sempre fechadas, comidas sempre suspensas e até mesmo uma fogueira acesa durante a noite para evitar a visita de predadores maiores.


Porém existe um tipo de perigo que pode ser ainda pior que é o de ter o acampamento invadido por pessoas más intencionadas e é com elas que você deve ter mais preocupação, nesse caso existem algumas medidas e precauções que pode ser tomadas para minimizar tais riscos, como alarme de perímetro e a vigília de ¼ de hora. Seja sempre precavido imaginando e se preparando para vários cenários, neste caso a preparação começa na escolha do local onde irá acampar quanto mais fácil acesso mais fácil de você receber uma visita desagradável, porém seja centrado na realidade e não viagem na sua imaginação a ponto de te deixar paranoico ao ponto de não conseguir aproveitar a aventura.

Por mais dicas que eu possa dar aqui nesse vídeo, não existe uma formula que te mostre com exatidão o que fazer para não dar “merda” no seu acampamento se você não tiver a conduta e a mentalidade correta para agir em tais situações. Então foque sempre em ser o exemplo a ser seguido, por que quando nos damos conta que nossa conduta serve de espelho para o outro evitamos errar.

E você, já pratica algum tipo de acampamento, seja selvagem ou mais leve? Ou está querendo se aventurar neste mundo? Conta aqui para mim nos comentários.

E por falar em não deixar de conferir os kits, eu separei este vídeo que eu sei que será muito útil na hora de você montar o seu kit ou até mesmo de fazer aquele checklist na hora de conferir seus equipamentos.



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code