Ad Code

Me perdi! E agora? - O que fazer caso você fique perdido em um ambiente selvagem


Em 2016 um soldado colombiano Yeffer Sánchez se afastou do seu pelotão e ficou perdido durante 23 dias em uma mata fechada na floresta no centro da Colômbia no estado de Meta.

Mesmo tendo experiência com o local e treinamento militar, Sánchez ficou desorientado e ando em círculos pela mata.

"A mata era muito fechada. Eu andava reto, mas sempre voltava para o mesmo ponto. Neste momento me desesperei. Chovia e eu passava todos os dias ensopados”, diz Sánchez.

Sozinho, com frio, passando fome e sede, o soldado contava apenas com sua faca, fuzil e seu uniforme militar, além disso, Sánchez tinha dois grandes inimigos nesse cenário: os animais selvagens e as tropas das FARC.

"Passaram muitas coisas pela minha cabeça nessa hora. Sabia que o Exército estava me procurando... Sabia que se eu disparasse (a arma) poderiam me encontrar, mas não sabia quem (me encontraria)", explicou o soldado.


Porém um dos seus maiores desafios era repor suas forças, pois estava constantemente á procura de água para se hidratar e de proteína para matar a sua fome que nessa altura do campeonato já era insuportável.

Ele relatou e que tentou sem sucesso beber sua própria urina e que se alimentava em boa parte de sementes e cascas que encontrava pelo caminho e que um dia encontrou uma tartaruga e a comeu crua.


Esse, por incrível que pareça é um dos poucos casos de sucesso nesse assunto. Muitas histórias como essa não acabam com um final feliz, não acabam com os abraços de familiares preocupados, com entrevista em programas de TVs e muito menos como um “Case” de sucesso para ser apontado em palestras.

E para te dar um norte de como agir em uma situação como essa eu vou apontar algumas atitudes importantes que você pode ter e que irão te ajudar a sair dessa situação com vida.

Antes de tudo, vale algumas recomendações de ouro que provavelmente todos vocês que estão lendo essa matéria e que pratica atividades outdoor já ouviu em algum momento da vida: Todas as vezes que for alguma atividade um ambiente selvagem fora da civilização.

  • Avise a uma pessoa de confiança para onde vai e quando volta;
  • Deixe também os números de contato de quem está indo com você;
  • Leve um meio de comunicação com bateria suficiente para três dias;
  • Se possível leve um rádio transmissor os famosos HTs (hand talk) com as frequências das repetidoras da região já configurada no aparelho;
  • Faça uma pesquisa sobre a região em que vai se aventurar como rios, lagos e estradas, tenham mapas e rotas marcadas em GPS além de fotos de satélite, tudo isso vai te ajudar a se orientar caso fique perdido;

As 6 atitudes importantes que você deve ter


Agora que já falamos sobre o que deve ser feito antes de ir para uma aventura outdoor, eu vou pontuar seis atitudes que eu acho as mais importantes que você deve ter caso esteja perdido em um ambiente selvagem. Mas antes de tudo, tente se orientar e/ou fazer contato com alguém pelo celular ou rádio que esteja com vocês, eu sei, isso parece obvio mais vale lembra (vai quê, né?), mais caso não consiga vamos para o plano B.

• Mantenha a calma – Esta é a atitude mais importante que você deve ter. Então pare, respire, organize seus pensamentos e avalie a situação, o importante é não se desesperar.

• Revise seus últimos passos – Tente lembrar-se da trilha em que estava e quando saiu dela, tente lembra-se de pontos de referencia que você viu pelo caminho.

• Volte para a trilha – Procure a rota que estava fazendo e volte por ela até que comece a ver pontos de referencia que reconheça tente “se achar” na trilha. Muitos dos casos são agravados por causa da pessoa continuar andando em frente, se perdendo ainda mais.

• Procure por sinais – Esteja atento aos sinais como sons de carro ou de pessoas, fumaça, luzes da cidade ou qualquer coisa que te dê um norte para seguir. Procure por locais mais altos que a visão seja mais ampla como morros e arvores assim você por ver melhor onde está.

• Deixe rastros – Marque o caminho por onde passar e faça barulho, assim saberão que você esta ali ou passou por ali. Intensifique os sinais caso seja preciso fazendo uma fogueira e produzindo fumaça, a intenção aqui é ser visto.

• Prepare-se para dormir – Se não conseguir “se achar” a tempo do dia escurecer, se prepare para dormir e esse eu acredito que seja o maior desafio físico e emocional para muitos desse cenário. Então tenha em mente que isso pode acontecer e se acostume com a ideia, quanto mais você se acostumar com a ideia de pernoitar, mais preparado emocionalmente você vai estar. Condicione a sua mente a essa situação, pois provavelmente terá que fazer isso outra vez.

Lembrando que se perder faz parte dos percalços de toda aventura ao ar livre e quem pratica atividades outdoor deve ter isso bem fixado na mente e tomar todos os cuidados, pois amanhã você pode ser a noticia e o que vai determinar se terá um final feliz ou não será a sua atitude perante a situação e de como se preparou para enfrente-la. Então não seja “BURRO”, esteja preparado!

#oquefazer #perdidonamata #perdidonafloresta #oquefazecasofiqueperdido

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code