segunda-feira, 22 de maio de 2017

O QUE DEVE SER FEITO EM CASO DE ENGASGO - PRIMEIROS SOCORROS #3

Definição: O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir o alimento ou objeto que toma um caminho errado. Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote que funciona como uma porta que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago.

Curiosidades:

Você sabia que o engasgo é considerado uma emergência? Em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Dicas:

A dica é antes de qualquer ação, manter a calma. Além disso, é importante saber o que está fazendo.

Como agir com engasgo por corpo estranho:

 A chamada Manobra de Heimlich é indicada nesses casos, pois desobstrui a passagem do ar pelas vias aéreas.

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela ainda esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra "J"), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Como agir com engasgo em bebês:



Em consciência coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Alguns objetos que provocam engasgos:

Normalmente as pessoas sofrem de engasgo quando estão comendo ou bebendo, pode ser causado por um susto ou algo do tipo, ou então pelo fato de simplesmente o alimento ter tomado o caminho errado.

Causadores de engasgos em crianças:

Caroços de feijão, grãos de arroz, pedaços de frutas, bolinhas de gude, pilhas e baterias, tampas de canetas, peças pequenas que se desprendem de brinquedos, moedas e botões, parafusos, balas, água, entre outras coisas.

Causadores de engasgo em adultos:

 Farofa, peixes (espinhas), caroços de feijão, grãos de arroz, pipocas, entre outras coisas.

Como evitar :



 Segundo há alguns sites, a asfixia ou engasgo pode ser evitada, não consumindo alimentos ou objetos pequenos”. No caso de objetos, os balões de borracha são os principais causadores de morte por engasgo. Evite também dar às crianças, objetos pequenos ou que podem soltar peças.

Procedimentos :

Nenhuma medida tomada deve atrasar a busca de atendimento médico. Em todo caso de acidente, principalmente engasgos, sempre ligue para o serviço de emergência (SAMU 192 ou Bombeiros 193) ou procure o pronto-socorro mais próximo. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Como proceder se o objeto está preso no nariz:

Primeiro pedir para a vítima respirar pela boca. E se for possível expelir o ar pelo nariz fazendo assim com que o objeto saia. Segundo caso o objeto não tenha sido introduzido até o fundo do nariz, o melhor a fazer é pressionar a base do nariz pelo lado de fora (no alto, próximo aos olhos) empurrando o objeto para baixo. Terceiro passo não tente introduzir pinças para a retirada do objeto: pois você pode acabar machucando a pessoa ou, pior, empurrar o objeto ainda mais para dentro, dificultando ainda mais o caso. Quarto caso nenhum desses procedimentos funcione, procure socorro médico.

Como proceder se a pessoa engasgou e respira com dificuldade:

Primeiro espere a pessoa tossir. Pois com a pressão do ar pode fazer com que o alimento saia. Segundo  você pode também ajudar a expelir o objeto dando tapas nas costas da vítima. Dê os tapas no alto das costas, ponderando a força aplicada.

Terceiro não tente virar a pessoa de cabeça para baixo para forçar a saída do objeto. Isso pode piorar o engasgo, especialmente se ocorrer vômito.

Como proceder se a pessoa engasgou e não consegue respirar:

Primeiro preste atenção se a vítima começa a sentir falta de ar,caso isso aconteça ela ficará desesperada e começará a ficar roxa. Se isso ocorrer, o caso é grave, pois o objeto está impedindo a passagem de ar. Segundo A Manobra de Heimlich é utilizada para desobstruir a passagem do ar pelas vias aéreas: Enlaçar a vítima com os braços em volta do abdômen. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago”. A outra comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a ‘boca do estômago’ para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

Como proceder quando o bebê está consciente e engasgado:

Primeiro virar o bebê de costas em seu braço e efetuar 5 compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Segundo entar visualizar o corpo estranho e tentar retirá-lo com cuidado. Terceiro em caso negativo, repetir a manobra até a chegada no hospital.

Como proceder quando o bebê está inconsciente e engasgado:

Primeiro  deitar o bebê de costas em seu braço e liberar as vias aéreas (boca e nariz). Segundo  observar se o bebê respira normalmente.  Terceiro caso o bebê não respire, fazer 2 respirações boca-a-boca. Quarto caso observar expansão torácica, se não visualizar movimentos, repetir a liberação das vias aéreas e as 2 respirações. Quinto caso em caso negativo, repetir a manobra até a chegada no hospital.

Considerações Finais:

Neste trabalho o tema principal foi engasgos, abordei as diferentes maneiras de prestar primeiros socorros a uma pessoa engasgada, sendo essas maneiras corretas ou até mesmo incorretas.

Dentre essas maneiras as mais conhecidas, o famoso tapinha nas costas, e até mesmo procedimentos desconhecidos por algumas pessoas, como a manobra de Heimlich, que consiste em posicionar-se atrás da pessoa engasgada e abraçá-la na altura do estômago, dando empurrões para cima e para dentro ao mesmo tempo para comprimir o abdômen contra os pulmões forçando o desbloqueio da garganta.

Com este trabalho  pude compreender que jamais em uma situação de engasgo, devemos tentar retirar o objeto as cegas, colocando o dedo na garganta da pessoa engasgada, pois assim o objeto pode entrar ainda mais na garganta da pessoa dificultando ainda mais o caso. Se não estivermos devidamente capacitados para ajudar uma pessoa que está sendo vítima de engasgo, devemos procurar ajuda imediatamente para evitar que o pior aconteça.

Mas caso contrário se soubermos como agir em uma situação de engasgo, devemos ajudar a vítima, mesmo não conhecendo ou tendo alguma afinidade com a mesma, mostrando assim toda a nossa solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário