quarta-feira, 8 de março de 2017

CANA-DO-BREJO E SEUS BENEFÍCIOS - MEDICINA ALTERNATIVA #7

Olá pessoal eu sou o Bruno Cipriano e hoje eu tenho um conteúdo  muito especial para vocês vamos falar sobre a Cana Do Brejo e seus Benefícios para nossa saúde vamos nessa que tem muita coisa boa hoje .

Cana-­do-­brejo – Costus spicatus

A cana-­do-­brejo (Costus spicatus) é uma planta medicinal também conhecida como cana-branca, cana-do-mato,cana-de-macaco, cana­roxa, jacuacanga, paco­catinga, paco­caatinga, periná e ubacaiá.



As partes curativas da plantas utilizadas são o rizoma, folhas, casca e hastes. O rizoma da cana-brejo é diaforético, emoliente, tônico, diurético, emenagogo, antilítica e anti­sifilítica. 

O suco das hastes é tônico, diaforético, emenagogo e depurativo. As hastes também possuem ácido oxálico. 

O rizoma tem um aroma parecido com a violeta e o suco desse rizoma é um pouco ácido e mucilaginoso, sendo aproveitado como refresco. 

A cana-­do-­brejo pode ser utilizada em forma de chá medicinal, infusão,extrato e outras formas.

Na medicina popular, a infusão das partes aéreas da cana-­do-­brejo é usada para tratar a inflamação e dor. 

O extrato de metanol obtido a partir das folhas da Costus spicatus possui propriedades anti-inflamatórias e anti-nociceptiva (o efeito antinociceptivo impede que o organismo detecte estímulos lesivos aplicados sobre o mesmo, como é o caso de uma queimadura ou agulhada, por exemplo).

Na Amazônia, a cana-­do-­brejo é utilizada por ser depurativa e diurética, auxiliando no tratamento de infecções urinárias e na eliminação de pedras nos rins.

Quando utilizada em através de infusão,apresenta propriedades diuréticas, febrífugas e emagrecedoras. Quando utilizada como suplemento, a cana-do-brejo tem sido apontada para reduzir a inflamação da bexiga, auxiliando na saúde da próstata.

Em algumas partes da Guiana, foi registrado que a cana foi usada no tratamento da malária,coqueluche e outras doenças.

CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS DA CANA- ­DO- BREJO

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

CURIOSIDADES



A cana-do-brejo é uma planta medicinal encontrada em florestas costeiras úmidas. 

Essa planta possui origem na América do Sul e Caribe, sendo encontrada principalmente na Mata Atlântica e na região Amazônica.

A Costus spp (Costus scaber ou Costus spicatus) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

A cana-do-brejo é uma planta perene, não ramificada, ereta, rizomatosa, que pode chegar até 2 (dois) metros de altura. 

A Costus spicatus possui folhas simples dispostas opostas uma à outra. Eles são
lanceoladas com margens inteiras. 

As flores são tubulares e amarelo e estão dispostas em capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário