segunda-feira, 6 de março de 2017

APRENDA 5 DICAS PRECIOSAS PARA INICIANTES EM CAMINHADAS - PREPARADOR URBANO #13

Olá pessoal eu sou o Bruno Cipriano e hoje vou mostra para vocês 5 dicas  preciosas para iniciantes em caminhada vamos lá .

Dicas para iniciantes em caminhadas. Se você pretende começar a caminhar mas ainda não sabe como fazê-lo de forma adequada, algumas dicas simples podem ser valiosas! Para que sua atividade tenha o máximo de aproveitamento e bem-estar, e o mínimo de esgotamento e contratempos pelo caminho, é necessário se planejar.


Acompanhe o post de hoje e aprenda dicas preciosas para os iniciantes em caminhadas!

Fuja do peso e leve itens compactos

Muitos iniciantes em caminhadas acham que precisam levar muitos itens para garantir a segurança e o bem-estar durante o percurso. Mas o excesso de objetos pode fazer peso, volume e atrapalhar o ritmo da caminhada. Os itens, portanto, devem ser os mais básicos quanto possível, como água, bússola, mapa, protetor solar, um canivete, toalha de rosto e um alimento nutritivo, como barrinha de cereal — todos eles levados dentro de uma mochila.

Para trilhas mais longas, como na prática do trekking, é necessário uma quantidade muito maior de equipamentos. Mas, se você está iniciando a prática de caminhadas, é indicado que comece pelo hiking, modalidade que exige menos preparo por ser de menor duração e em percursos mais fáceis.


Use calçados adequados

A prática da caminhada pede calçados que sejam adequados ao tipo de percurso e às especificidades físicas do praticante, caso contrário, podem causar lesões sérias nas articulações ou problemas de coluna.

No geral, procure tênis com amortecedores ou as botas para caminhadas. As botas oferecem bastante aderência e firmeza na pisada evitando quedas e são indicadas para terrenos irregulares. Já os tênis são mais leves e adequados para percursos curtos e com menos obstáculos.

Além disso, é recomendado que os calçados para caminhadas tenham um número a mais que os utilizados normalmente, para evitar que os dedos fiquem apertados após algumas horas devido ao inchaço dos pés.

Controle a velocidade

O controle da velocidade da caminhada é essencial para que você não tenha um gasto energético além das suas possibilidades, possa manter um ritmo constante e consiga finalizar o percurso sem grandes desgastes.

Para os iniciantes, é recomendável uma velocidade entre 4 e 5 km/h. O lema “devagar e sempre” é muito válido, pois de nada adianta começar em alta velocidade para depois ter que reduzi-la devido ao esgotamento físico.


Planeje o percurso

Ao planejar o percurso, leve em conta tanto a ida quanto a volta. Se você sai às 9h da manhã e deseja estar de volta às 18h, você terá 9 horas para concluir a caminhada. Caminhando 4km/h, poderá fazer um percurso de, no máximo, 30 km, considerando as pausas para descanso e alimentação. Se o percurso for difícil e desconhecido, contrate um guia ou vá com um grupo maior de pessoas.

Esteja bem preparado

Só é recomendável iniciar uma rotina de caminhadas após realizar uma avaliação médica que garanta que você está em boas condições para tal.

Antes de partir para a caminhada você deve estar bem alimentado e hidratado, para não correr o risco de quedas de pressão e indisposições no percurso. O consumo de carboidratos garantirá a energia necessária para sua jornada.

Lembre-se de utilizar protetor solar com FPS 30, no mínimo. Os óculos também devem ter fator de proteção solar e é indicado o uso de bonés do tipo legionário, que protegem a parte posterior do pescoço e ombros. Essas medidas evitam contratempos como insolação, queimaduras na pele e dores de cabeça decorrentes da claridade nos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário