sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

COMO PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS EM CASO DE AFOGAMENTO - MANUAL DO SOBREVIVENTE #7

Conhecer técnicas de primeiros socorros podem salvar vítimas e evitar acidentes. As principais vítimas de afogamento são crianças menores de seis anos e pessoas com mais de 45, principalmente homens, já que dois em cada três afogados são do sexo masculino. 




O que é afogamento

Afogamento ocorre devido à irrupção brutal da água nos pulmões que impede a entrada de ar, provocando asfixia. O afogamento pode levar à morte. Na verdade, uma em cada quatro pessoas que sofre um afogamento morre. Infelizmente, a proporção de mortes por afogamento é ainda maior em crianças. 

O que não se deve fazer em caso de afogamento

Não pule na água para resgatar a vítima sem pensar. Só entre no mar se você souber nadar e estiver em boas condições físicas. De preferência, informe a um salva-vidas sobre o afogamento.
Como atuar diante de um afogamento

Primeiro, temos de tentar remover a pessoa da água sem se colocar em perigo. Em seguida, colocar a vítima em uma área que permita o suporte correto. Se você não sabe bem o que fazer, você precisa procurar ajuda de outras pessoas e chamar os bombeiros, salva-vidas ou serviço de emergência.


Como salvar uma pessoa que está se afogando: primeiros socorros

Primeiro, você tem que verificar se a vítima está respirando. Para fazer isso você deve verificar se o peito dela se infla ou não. Você também pode sentir a respiração aproximando sua bochecha perto da boca da vítima. Se a pessoa estiver respirando normalmente, coloque-a em posição lateral, por segurança, para que não sufoque caso comece a vomitar. É importante não tentar extrair a água nos pulmões, nem fazer a vítima vomitar. Peça ajuda. A respiração boca a boca consiste em passar para os pulmões da vítima ar fresco através das vias aéreas do socorrista, ou seja, a pessoa que está dando a respiração boca a boca. 

Como realizar respiração boca a boca em um adulto

Primeiro, incline a cabeça da vítima para trás e levante o queixo. Em seguida, coloque uma mão à frente e aperte o nariz com o polegar e o indicador. Com a outra mão, abre a boca. Em seguida, inspire normalmente, se incline sobre a vítima e cubra completamente a boca dela com a sua. Sopre na boca da vítima até que o peito infle. Lenta e regularmente sopre ar para dentro da boca da vítima para verificar se o seu peito se infla. Certifique-se que cada insuflação dure cerca de um segundo. Comece com duas respirações boca a boca. 

Se a vítima reagir, tossir ou se mover, continue a respiração boca a boca. Enquanto isso, mantenha a cabeça da vítima inclinada para trás e o queixo levantado. O próximo passo é verificar se o tórax da vítima diminui de tamanho quando expirar. Se ocorrer desta forma, inspire normalmente novamente e faça outra respiração boca a boca. 

Se a vítima não responder, realize dois ciclos de massagem cardíaca e respiração boca a boca durante um minuto e peça ajuda. Se possível, peça a alguém para chamar a equipe de resgate, enquanto você continua fazendo técnicas de primeiros socorros até a chegada do resgate.

Como realizar respiração boca a boca em uma criança

Incline a cabeça da criança para trás para que a língua não bloqueie o fluxo de ar. Em seguida, sopre na boca, apertando o nariz da criança. Você estará executando corretamente a insuflação se o tórax da vítima se inflar ligeiramente, sem excesso. A frequência deve ser de 15 a 20 insuflações por minuto. Se for um bebê, coloque dentro de sua boca o nariz e a boca do bebê e, em seguida, sopre e siga os passos acima. 

Como realizar uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em caso de afogamento

A massagem cardiopulmonar consiste em comprimir o coração para manter a circulação sanguínea, alternando a respiração boca a boca (insuflação) e a compressão torácica. Se a vítima tiver menos de oito anos de idade, o ciclo é de uma insuflação e cinco compressões, mas se tiver mais do que oito anos de idade, o ciclo é de duas insuflações e quinze compressões torácicas. Em qualquer caso, peça ajuda ou chame um serviço de emergência rapidamente. Se você não estiver sozinho, peça para outra pessoa pedir ajuda enquanto você faz os primeiros socorros. Mas se você estiver sozinho, continue a executar as técnicas de primeiros socorros. 

Fonte : saude.ccm.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário