segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

COMO PLANTAR UM LIMOEIRO - HORTA URBANA #2

Olá pessoal eu me chamo Bruno Cipriano e hoje vou dar uma ótima dica, para que vocês possam ter seu próprio limoeiro no seu quintal, e o melhor, além dos limões vocês terão muita sombra que nessa época de calor é muito bom vamos nessa.

Conhecendo o limoeiro;


Antes de sair plantando o limoeiro em seu quintal, entenda um pouco sobre esta árvore e quais são seus hábitos. O limoeiro é uma planta originária da Ásia, adora calor, portanto, pede bastante sol durante todo o dia. Locais quentes e úmidos são os favoritos que ajudam a planta a crescer bem e rapidamente. Ambientes com temperatura entre 23° a 36° graus Celsius são os preferidos para estas árvores, por isso se adaptaram tão bem ao clima do Brasil.

Os tipos mais conhecidos são o: Taiti, Siciliano, Galego e Cravo, sendo que aqui no Brasil os mais consumidos são os 3 primeiros. Conhecido ainda por ter um sabor cítrico, amargo e forte. O limoeiro dá frutos durante o ano inteiro, além disso, o limão combate gripes e resfriados, mas nos últimos tempos foi descoberto que o limão ajuda a combater o colesterol alto.

Plantando limoeiro;

Antes de plantar, você deve escolher um local apropriado para o seu o pé de limão. Como foi dito anteriormente, o pé de limão gosta de bastante sol, ele exige luz solar por mais ou menos 6 horas diárias. Por isso, escolha um local em seu quintal que receba muita luz solar durante todo o dia. Quem deseja utilizar o limoeiro como abrigo, já que a árvore chega até 4 metros de altura, deve evitar plantar próximo a telhados, no entanto procure plantá-lo próximo de muros e cercas.

O solo para plantar o limoeiro não pode ser um solo encharcado. Assim como em outras plantações, o solo deve ter os substratos e nutrientes para a planta se desenvolver bem, mas o limoeiro necessita de bastante água para se desenvolver, mas o solo nunca pode ficar encharcado, tenha sempre atenção, não deixe nunca faltar adubo e água para o limoeiro!

Cuidado com o limoeiro;

Estes são os únicos cuidados ao plantar os limoeiros, no entanto durante seu crescimento é necessário ter cuidado com as pragas, assim como outras árvores cítricas. Cuidado, se nas folhas do limoeiro aparecer rastros prateados, nesse caso seu pé de limão pode estar com larvas e podem estragar sua planta, caso essa praga não seja eliminada rapidamente.


Outro cuidado que deve ter, é observar se está escamando. Pois ao escamar, ele demonstra que pode estar com uma praga ou doença. A recomendação é regar bastante e aplicar uma solução a base de óleo vegetal.

Depois de ler tudo isso, você pode perceber que plantar o limoeiro é bem simples. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário