segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

COMO PLANTAR MAMÃO - HORTA URBANA #1

O mamão é uma fruta natural de clima tropical que se adapta muito bem ao Brasil, mas é nativa da África, como fruto do mamoeiro. A sua polpa é alaranjada e de textura mole e a fruta tem um sabor doce e suave, com grande capacidade de regular o intestino. Os mamoeiros são plantas que não apresentam dificuldades tanto no plantio como cultivo e seus frutos tem inúmeras utilidades na cozinha, estando maduro ou não, além de que também servem para alimentar pássaros e outros animaizinhos no seu jardim.


1 - Se você quiser plantar a partir de sementes, elas podem ser compradas separadas ou tiradas do mamão por você. Se for retirá-las de um mamão, escolha um dos grandes e com aparência saudável e retire as maiores sementes. Você pode deixá-las secar no sol por um dia e depois disso coloque-as dentro de um algodão molhado (exatamente como fazemos com o feijão) até que elas germinem.

2 - O mamoeiro é um tipo de planta que gosta de espaço para crescer. Mesmo se for colocá-lo num vaso, este deve ser grande. Para plantá-lo em solo, o que é mais recomendado, a cova inicial deve ter uma profundidade de 10 cm e se você pretende plantar mais do que um mamão, mantenha uma distância de 0,80 à 1 metro entre eles. Para a terra ficar maleável para o futuro pé de mamão, revire-a e aproveite este processo para adicionar adubo. 

3 - Para a mistura do adubo você pode usar estrume, humus e outros tipos de adubo orgânico e depois que a planta já estiver afirmada na terra você pode adicionar pó de osso ou cascas de ovos em volta do broto. Após o plantio você deve dar uma leve rega para ajudar a planta a se adaptar.

4 - Vale lembrar que o pé de mamão, mesmo sendo uma planta de fácil cultivo, se desenvolve muito melhor em climas tropicais ou subtropicais, ou seja, com ar úmido e bastante luz solar. Além disso o solo deve ser fértil e ter boa fluidez, evitando exageros de água para não afogar as suas raízes.

5 - O mamoeiro não necessita de poda, uma vez que cresce com tronco único e com ramificações apenas de suas folhas e estas, por sua vez, podem ser retiradas assim que começarem a ficar secas e amarelas.

6 - Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar mamão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário