quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PRIMEIROS SOCORROS: DICAS DE COMO AGIR EM ACIDENTES COM VÍTIMAS - PRIMEIROS SOCORROS #1

Os primeiros socorros são as providências iniciais que devem ser tomadas no local do acidente. É um atendimento inicial e temporário até a chegada do socorro profissional. Embora cada acidente tenha uma característica diferente, a sequência de ações a serem realizadas vai ser sempre a mesma.



Manter a calma é o primeiro passo. Cada pessoa reage de uma forma diferente e é difícil esperar atitudes racionais em situações desconfortáveis.Mas ações desesperadas normalmente acabam agravando a situação. Por isso, antes de agir, é fundamental recobrar rapidamente a lucidez, reorganizar o pensamento e se manter calmo. O ideal é parar, respirar profundamente, verificar se você ou alguém do veículo sofreu ferimentos e avaliar a gravidade geral do acidente.

Depois de avaliada a situação, é hora de tomar a iniciativa. Mostrar decisão e firmeza nas ações é fundamental. Não se pode perder tempo discutindo o que será feito ou apenas dando ordens. Se houver mais pessoas para ajudar, distribua as tarefas e mantenha todos motivados, elogiando e agradecendo cada ação realizada.

Se você não é um profissional de resgate, precisa saber que o atendimento às vítimas tem limitações. Depois de garantir o básico em segurança e solicitar o socorro, comece a fazer contato com a vítima. Informe o que está acontecendo, ouça o que ela tem para falar, aceite possíveis reclamações e seja solidário, tentando deixá-la o mais confortável possível.

Se perceber que o cinto de segurança está dificultando a respiração da vítima, e somente nesse caso, solte-o sem movimentar o corpo da pessoa. Segure a cabeça da vítima, impedindo a movimentação até que o socorro profissional chegue ao local. Verifique se a vítima está consciente ou não. Se não estiver, é importante avisar para o serviço de socorro. Para vítimas que conseguiram sair do carro, é importante encontrar um local seguro para que elas esperem o atendimento.

A remoção deve ser feita somente por um socorro profissional, jamais movimente uma vítima, retire o capacete de motociclistas, aplique torniquetes para estancar hemorragias e dê algo para beber a quem sofreu um acidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário