sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

COMO AGIR DIANTE A UMA INVASÃO DOMICILIAR - MANUAL DO SOBREVIVENTE #4

Esse é um cenário muito comum hoje em dia, tanto em centros urbanos como no interior. Todos nós estamos sujeitos a ter a casa invadidas por pessoas mal intencionadas. Em muitos casos, as vítimas só se dão conta quando os invasores já estão dentro ou prestes a entrar na residência e sem nenhuma opção de evasão, o que fazer em uma situação como essa? Lei o texto ou assista ao vídeo.



Eu vou dar algumas dicas de como agir em uma situação como essa.

Ligue para a policia -  Assim que estiver ciente da situação faça contato com a policia, isso supondo que a aplicação da lei ainda esteja disponível, tenha o numero da policia gravado em seus contato e decorado caso seja preciso discar.

Procure um local seguro - Se você não pode sair de casa sem correr risco de vida, se esconda em um comodo seguro bloqueie todas as entradas com alguns móveis como guarda-roupas, comodas ou estantes e mantenha-se em segurança fora da linha de tiro atrás de paredes ou até mesmo deitado no chão, espere pelo socorro ou até que eles desistam deixem sua residencia. Mas caso não haja nenhum comodo seguro, escolha algum lugar onde você saiba que eles não irão procurar. Seu objetivo é ficar escondido e seguro até que isso tudo passe.

Evite confrontos - Mesmo que você esteja armado não entre em confronto, lembre-se essa é uma situação de risco e o máximo de cuidado é pouco, só reaja caso seja necessário e como ultima opição.

Como se prevenir para não ser pego de surpresa

Já que você não pode deixar seu emprego, se armar com uma espingarda e passar o dia de tocaia à espera de um bandido, será preciso tomar algumas medidas para reforçar as defesas de seu lar.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é preparar as defesas de sua casa, umas das melhores formas de se fazer isso é usando defesas por camadas, vamos ver como funciona. 

Portões e muros - Esses serão os primeiros acessos de um invasor a sua residencia caso você more em uma casa, então reforce as trancas dos portões e se possível use mais de uma, verifique se o se a altura de seu muro oferece alguma dificuldade ao invasor, também você pode optar por outros incluir o uso de câmeras, cerca elétricas, arames farpados ou até mesmo cacos de vidros no alto dos muros dessa forma dificultará a entrada do invasor a sua residencia, mas claro respeitando as normas de instalação de tais dispositivos.

Quintal - Caso o invasor consiga passar pela sua primeira linha de defesa, você poderá optar pelo uso de cães como proteção residencial, além de serem ótimos defensores também servem como alarme, esse método é usado a muitos anos e com sucesso.  

Casa - Todo cuidado é pouco, ponhe grades nas janelas, trancas reforçadas nas portas e se possível reserve um comodo da casa para se usar como "quarto do pânico" caso o invasor consiga entrar, o uso de alarme automáticos ou manuais tem dado resultados positivos nesses casos.

O uso da segurança residencial por camadas tem sido usadas a anos como a melhor forma de se prevenir contra uma invasão, pois quanto mais difícil for menor será a persistência do ladrão de entrar em sua residência. Então prepare-se para ser pego de surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário