segunda-feira, 19 de setembro de 2016

TRATAMENTO DA ÁGUA, COMO FAZER? - MANUAL DO SOBREVIVENTE #2

Ola pessoal, eu sou o Bruno Cipriano e sejam bem vindos ao blog do Sobrevivencialismo Alfa, hoje eu vou falar um pouco sobre o tratamento de água.

Existem 3 processos que precisam ser seguidos neste caso, o primeiro é o aspecto da aparência, precisa ser observado se a água que for ser tratada esta sem cor, sem cheiro e sem gosto, observado esses aspectos segue-se para o segundo processo, que é a filtragem, onde será retirada toda a sujeira visível, como folhas, galhos, areias ou qualquer outra coisa do tipo, feito esses dois processos ai vamos para o terceiro processo que é o tratamento onde a água passa pelo processo de purificação, matando todos os germes existentes nela.


Existem 6 formas de purificação da água:

I - FERVURA -  Ferva a água por 3 a 5 minutos, tire do fogo assim que esfriar estará pronta para o consumo.

II - ÁGUA SANITÁRIA - Coloque 2 gotas de água sanitária para cada 1 litro de água e espere de 20 a 30 minutos para consumir. A água sanitária deve ter o teor de cloro ativo de 2.0 à 2.5.

III - CLOR-IN - Coloque 1 comprimido para cada 1 litro de água, espere de 20 à 30 minutos para consumir.

IV - TINTURA DE IODO A 2% - Coloque 2 gotas de tintura de iodo em 1 litro de água e espere meia hora antes de consumir.

V - HIDROSTERIL - Segue o mesmo processo da água sanitária e do iodo, são 2 gotas para cada litro de água, aguarde por meia hora e já pode ser consumida.

VI - RADIAÇÃO SOLAR - Esta forma é totalmente diferente, vamos usar o calor do sol para matar as bactérias. Então como vamos fazer isso? Pegue uma garrafa pode ser de plástico ou de vidro, encha de água e deixe em exposição ao sol durante 6 horas no minimo dependendo do tempo e da época do ano, deste modo a água irá aquecer o bastante para matar as bactérias.

Bem pessoal essas foram algumas informações sobre os 3 processo de tratamento de água, espero que tenham gostado, até a próxima!!




Um comentário:

  1. Fala ae guerreiro, otimas dicas, sempre bom acompanhar seu canal aqui e no youtube tmb, tamo junto.

    ResponderExcluir