quarta-feira, 20 de julho de 2016

O QUE FAZER SE VOCÊ ESTIVER NO MEIO DE UM ATAQUE TERRORISTA - MANUAL SOBREVIVENTE #1

A série de ataques terroristas do Estado Islâmico (EI) em Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo, deixou países da Europa e os Estados Unidos em estado de alerta máximo.

Na semana passada, atos coordenados aconteceram em diferentes partes da capital francesa e deixaram mais de cem mortos. Entre eles, pessoas que jantavam calmamente em um restaurante e outras que assistiam a um show.



Em resposta aos tristes episódios, o serviço de combate ao terrorismo do governo britânico divulgou um documento no qual oferece dicas de como é possível se proteger na ocasião de um ataque terrorista conduzido com armas de fogo.

E, de acordo com as autoridades, uma pessoa que se encontre no meio de uma situação como essa deve pensar em três coisas para se manter em segurança: correr, se esconder, e contar.


CORRER


Segundo o documento, ao se deparar com um ataque como os que atingiram Paris, primeiro deve-se pensar em escapar. Avalie as opções mais seguras de fuga e corra. Pondere se é possível se proteger sem colocar os outros em risco, deixe seus pertences para trás e leve com você quantas pessoas conseguir.

SE ESCONDER


Não conseguiu correr? Então procure um esconderijo que o proteja dos tiros. Mas cuidado: se você consegue ver o terrorista, alerta a cartilha, é possível que ele também consiga te ver. “Se esconder da vista dele não significa que você está salvo, já que as balas podem atravessar vidro, tijolo, madeira e metais”.

A dica é procurar peças grossas de madeira e paredes reforçadas, como, por exemplo, o balcão de um bar ou restaurante. Foi atrás de um desses que duas pessoas se protegeram contra o extremista que atacou um café em Paris. Avalie quais saídas você terá para que não se veja preso num local. Fique em silêncio, lembre-se de colocar o seu celular no mudo e tente se distanciar das portas.

CONTAR


Assim que puder, ligue para a polícia. De acordo com o governo britânico, as autoridades policiais irão lhe fazer uma série de perguntas, então é importante manter a calma e seguir todas as instruções. Quando a polícia chegar e você puder deixar o local, mãos ao alto e não faça movimentos bruscos, pois os policiais podem não saber naquele momento quem você é.

Por: Gabriela Ruic, de EXAME.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário